Lembrancinhas em geral clique e confira!!!

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Nesta postagem há uma síntese de maneira bem simples, de algumas das religiões mais praticadas no mundo, já que são tantas espalhadas mundo a fora, o mais importante além de conhecê-las um pouco é saber que nem uma é superior a outra, o que devemos é respeitar cada uma delas sem discriminação já que cada um é livre par acreditar e crer no que bem entender.

Cristianismo

O cristianismo é a religião que, como o nome indica, segue os ensinamentos de Jesus Cristo. Para os cristãos, Jesus é o filho de Deus, e Deus é o criador do universo e de todos os seres. Deus teria enviado seu filho para salvar o ser humano dos pecados do mundo e, por isso, Jesus morreu na cruz, sacrificado em nome da humanidade.
Os cristãos se dividem entre católicos e protestantes, estes que a partir do século 16 passaram a protestar contra o poder do papa, contra a proibição do casamento de padres e freiras e contra o batismo em recém-nascidos.
Para os protestantes, o batismo só deve ser realizado quando a pessoa tem condições de escolher sua religião, por isso, eles não batizam bebês e crianças muito pequenas, muitas reformas protestantes aconteceram, surgindo no mundo varias igrejas protestantes: batistas, pentecostais, metodistas, adventistas etc.
Apesar das diferenças, tanto católicos quanto protestantes acreditam que Jesus foi o enviado de Deus, o Messias.


Judaísmo

A palavra “judeu” vem de Judéia, nome de uma parte do antigo reino de Israel, no Oriente Médio. Os judeus podem pertencer a qualquer nação ou etnia e hoje em dia vivem espalhados por todo o mundo. Existem judeus que não praticam a religião, são apenas descendentes de judeus; já os que seguem rigorosamente todos os preceitos da religião são considerados ortodoxos. Os judeus não acreditam que Jesus Cristo seja o filho de Deus, mas apenas um profeta, como tantos outros que surgiram naqueles tempos.
Para eles, o Messias, isto é, o salvador da humanidade, ainda esta para chegar.

Islamismo

É a religião dos muçulmanos. Islã, em árabe, que dizer submissão; portanto, Islamismo é a religião que prega que o homem deve submeter-se ao sagrado, ao divino, a Alá, que seria o mesmo deus ao qual se referem os cristãos e os judeus.
O islamismo surgiu na Arábia e hoje, como tantas outras religiões, já se espalhou pelo mundo. A maioria dos muçulmanos vivem na África, na Ásia e no Oriente Médio.
No ano de 570 depois de Cristo, nasceu, em Meca, o fundador da religião islâmica, o profeta Maomé.


Hinduísmo

Religião nascida na Índia há cerca de quatro mil anos.
A maioria dos hinduístas vive no país de origem da religião, mas existem hinduístas vivendo em outras partes do mundo. Os seguidores desta religião não tem obrigação de freqüentar templos, porque podem cultuar seus deuses em casa.
Entre suas crenças esta a reencarnação. Ou seja: eles acreditam que após a morte todos os seres voltam á vida sob forma de gente ou animal. Eles também crêem que tudo o que você faz nessa vida determina a situação em que você vira na próxima. Por isso, eles pregam que o ser humano deve praticar só o bem, ser honesto, trabalhar muito e cuidar de seus familiares. Este modo de vida eles chamam de Dharma.


Budismo

Essa é uma religião que pode ser considerada diferente das outras por não pregar crença em nenhum deus. Ela considera que todas as pessoas são responsáveis por suas ações e, por isso, devem aprender a viver com sabedoria para serem felizes. Era Buda quem pregava isso, ele era um homem muito rico que abandonou tudo que tinha para viver uma vida simples, pois viu que não era necessário ter grandes riquezas para ser feliz. Seus ensinamentos determinam que seus monges possuam apenas oito requisitos: 1- roupas( de cor marrom, laranja ou preta); 2- um cinto; 3- uma tigela para as doações que deverá receber dos outros; 4- agulha e linha; 5- um cajado; 6- uma navalha; 7- um palito de dentes; 8- um coador para coar a água que bebe evitando que acabe engolindo alguma criatura viva.
A meditação é muito importante para os budistas, eles meditam diariamente e fim de alcançar a sabedoria e a iluminação.

Candomblé e Umbanda

São religiões de origem africana que foram trazidas para a América Central e do Sul, especialmente para o Brasil, pelos negros, que, na época da colonização, eram retirados de suas terras e vendidos como escravos do outro lado do oceano. Além de muita saudades e sofrimento, os negros escravizados trouxeram consigo suas crenças e seus costumes.
Nas senzalas, longe dos senhores de escravos eles realizavam os rituais de candomblé para cultuar seus orixás, que são os deuses africanos que receberam de Olorum - que seria o deus dos deuses - a incumbência de criar e governar o mundo. Por isso cada orixá é responsável por um aspecto da natureza e da condição humana.

fonte: revista ciência hoje

Digite seu e-mail abaixo e receba nossas atualizações grátis!!

Digite seu e-mail abaixo:


Delivered by FeedBurner

0 comentários :

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!!! Tenha um bom dia!