Lembrancinhas em geral clique e confira!!!

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Sapos que matam

Postado Por educaipo Postado As 08:51 Com 1 Comentario
Nos últimos anos, dezenas de espécies de sapos tropicais foram capturados e estudados pela primeira vez. É que eles armazenam sob a pele um coquetel de substancias com propriedades extraordinárias. Algumas são venenos fulminantes: a dose de um único sapo, em certas espécies, pode liquidar 20 000 ratos. Ou dez homens , para os cientistas estas toxinas podem servir de modelo para fabricar diversos medicamentos novos, veja algumas espécies capturadas na Amazônia e na África.

Enigma vermelho

Pintado assim, o Mantanela aurantiaca não engana ninguém. Sua cor significa “perigo de morte” na gramática da natureza. É um mistério. Comprimento cerca de 1centimetro.
Feito detergente
O Agalicris callidryas secreta moléculas da classe das proteínas. Feito um detergente, as substancias bloqueiam a infecção por micróbios. De uma ponta a outra, o sapo mede 10 centímetros.
Ouro sobre preto
Por cima, parece uma roupa de gala.
Por baixo, a pele do Dendrobates leucomelas está cheia de glândulas produtoras de substancias da classe dos alcalóides. O bicho tem uns 3 centímetros de comprimento.
Variante em verde

Como o leucomelas, o Dendrobates auratus tem uns 3 centímetros. Também fabrica venenos da classe dos alcalóides, que são 1000 vezes mais fortes que o curare, tirado da plantas e usado nas flechas dos índios.

Antibiótico vivo

A Phyllomedusa bicolor fabrica uma espécie de antibiótico que ajuda a combater infecções.
Os mamíferos também tem esse tipo de proteção, mas a Phyllomedusa, de 5 centímetros, produz 100 000 vezes mais substancias.

Novata africana

Uma espécie capturada na África, o Kasina senegalensis tem 7 centímetros de comprimento.


fonte superinteressante


Digite seu e-mail abaixo e receba nossas atualizações grátis!!

Digite seu e-mail abaixo:


Delivered by FeedBurner

1 comentários :

  1. Bonitos mas perigosos, quem diria que um sapo pode ser tão mortal assim.Parabéns pelo blog, bom conteúdo com coisas interessantes.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário!!! Tenha um bom dia!