Lembrancinhas em geral clique e confira!!!

sábado, 27 de outubro de 2012

Os sapos são venenosos?

Postado Por educaipo Postado As 17:15 Com Sem Comentarios

Apesar de serem inofensivos aos seres humanos, todos os anfíbios  incluindo as cecílias e as salamandras, possuem glândulas espalhadas por toda a pele que podem produzir secreções tóxicas. Em muitos casos existem regiões especiais da pele que possuem acúmulos dessas glândulas  tais como as parotóides dos sapos. as secreções cutâneas dos anfíbios podem ser constituídas por inúmeras substancias que, na sua maioria, possuem propriedades e composição química ainda muito mal conhecidas.

A finalidade dessas substancias é a proteção dos anfíbios contra o ataque de predadores e a defesa da pele contra infecções por bactérias e fungos. No entanto, os anfíbios  diferentemente das cobras, não dispõem de meios para injetar os venenos que produzem.
Praticamente não existem registros de envenenamento por anfíbios em seres humanos. Já em cães podem ocorrer acidentes se molestarem ou morderem sapos. Nesse caso, a pressão da mordida sobre as parotoides faz com que essas glândulas espirrem o veneno esbranquiçado e pastoso que, entrando em contato com  a mucosa dos olhos, nariz e boca, pode causar danos ao organismo ou até mesmo a morte.
É muito comum ouvirmos falar que a urina dos anuros é venenosa e pode cegar. Isso não é verdade. O liquido que esses animais soltam ao serem molestados nada mais é do que uma solução aquosa, muito diluída  armazenada na bexiga. Essa "urina" quando liberada, pode ser esguichada a grande distância, sendo, no entanto, completamente inofensiva.
Algumas especies de sapos coloridos da Amazônia  os dendrobatideos, possuem uma secreção cutânea muito venenosa que é utilizada pelos índios para envenenar suas flechas (ou zarabatanas) para a caça.  

fonte: www.butantan.gov.br.


Digite seu e-mail abaixo e receba nossas atualizações grátis!!

Digite seu e-mail abaixo:


Delivered by FeedBurner

0 comentários :

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!!! Tenha um bom dia!