Lembrancinhas em geral clique e confira!!!

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Sistema digestivo e digestão

Postado Por educaipo Postado As 09:54 Com 1 Comentario

O sistema digestivo é formado pelo tubo digestivo e seus órgãos auxiliares: boca, faringe, esôfago, estomago e intestinos.
A principal função do tubo digestivo e dos órgãos auxiliares é preparar os alimentos que ingerimos para retirar deles os nutrientes necessários a nossa vida.
Junto ao tubo digestivo há também alguns outros órgãos que ajudam na digestão. São chamados órgãos anexos do tubo digestivo. São eles: o fígado, a vesícula biliar, o pâncreas e o baço.
Cada um dos órgãos do sistema digestivo executa uma função no caminho que o alimento percorre dentro do nosso organismo.
Na boca, os dentes trituram os alimentos, umedecidos pela saliva produzida pelas glândulas salivares, formando uma espécie de bolo. A língua empurra esse bolo para a faringe, que o leva para o esôfago e daí, para o estomago.
No estomago, que é uma espécie de bolsa cheia de pregas no seu interior, os alimentos ingeridos são armazenados e preparados. Recebem o suco gástrico, são agitados, misturados e formam uma massa que é empurrada para os intestinos.
No intestino delgado os alimentos que foram em parte digeridos no estomago continuam a ser digeridos por sucos produzidos pelo pâncreas (suco pancreático). A bile, produzida pelo fígado e armazenada pela vesícula biliar, ajuda na digestão das gorduras.
No intestino grosso os alimentos passam para a fase final da digestão. Os nutrientes são levados para o sangue, e os resíduos são expulsos pelo reto em forma de fezes.

Fonte: eu gosto de ciências vol. 3.


Digite seu e-mail abaixo e receba nossas atualizações grátis!!

Digite seu e-mail abaixo:


Delivered by FeedBurner

1 comentários :

  1. Vocês poderiam especificar a função do baço como órgão auxiliar da digestão? Obrigada

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário!!! Tenha um bom dia!