segunda-feira, 16 de julho de 2012

A importância da escola para as crianças pobres

“Numa sociedade letrada, é praticamente impossível não entrar em contato com a escrita, mas a quantidade e a qualidade desse contato dependem das condições de vida e das características da comunidade em que as pessoas vivem. Crianças da classe média têm farta exposição a fontes escritas em casa, nos lugares que freqüentam e na escola. Além disso, em muitos casos, essa exposição é produtiva, uma vez que essas fontes são levadas a atenção das crianças pelos pais, num evento de letramento.
Isso, entretanto, não acontece com as crianças da favela.
As fontes de escrita e entrada diária, que são comuns nas comunidades letradas, são praticamente inexistentes na favela.
Aí não chegam jornais, propagandas, informações profissionais, bancarias, de clubes etc. raramente chega uma carta ou um bilhete da escola. “Assim, a única entrada diária de textos escritos é a de tarefas escolares”



Fonte, Terzi, Sylvia Bueno. A Construção da Leitura. Campinas: Pontes; Ed. Da Unicamp, 1995, pags. 53-54.


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