Lembrancinhas em geral clique e confira!!!

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Como conservar alimentos

Postado Por educaipo Postado As 10:07 Com Sem Comentarios
Sal e açúcar


Além de salgar e adoçar o sal e o açúcar também são usados para conservar os alimentos, pois retiram a água deles e dos microorganismos. Sem água, esses seres não sobrevivem ou se reproduzem, então, não decompõem os alimentos!
Um doce de cortar, como a goiabada dura um tempo maior fora da geladeira devido ao modo como é feito tem menos água.




Nitritos e nitratos:
Esses aditivos são usados para conservar carnes (embaladas e enlatados etc.) sua função é eliminar um microorganismo muito resistente causador da doença conhecida como botulismo, que gera intoxicações graves. Mas como estes dois aditivos podem causar tumores no organismo humano o uso é rigorosamente controlado.


Antibióticos naturais


Uma coisa interessante que nem eu sabia era porque o docinho de coco sempre vem com um cravo da índia espetado nele, acabei de descobrir que é para se evitar o aparecimento de fungos, já que o cravo da índia é ótimo para isso, a canela também é muito boa como conservante, pois contém uma substância chamada aldeído cinâmico.


Defumação:


Esta técnica de conservação de alimentos é uma das mais antigas que há, queimam-se madeiras especiais para impregnar carnes e queijos com formol, uma substância com ação desinfetante, capaz de matar bactérias, produzidas durante a queima e que, por isso evita a deterioração dos alimentos.
Estas técnicas eram usadas como praticas domésticas até o fim do século 20, os sertanejos em suas viagens pelo Brasil, por exemplo, comiam carne seca, doce de cravo e canela, rapadura... Da para entender o porque né?








Fonte: revista ciência hoje


Digite seu e-mail abaixo e receba nossas atualizações grátis!!

Digite seu e-mail abaixo:


Delivered by FeedBurner

0 comentários :

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!!! Tenha um bom dia!