Lembrancinhas em geral clique e confira!!!

sexta-feira, 20 de julho de 2012

A origem do Tangram

Postado Por educaipo Postado As 08:20 Com 13 Comentarios
O Tangram é um quebra-cabeça chinês antigo. O nome significa “sete tábuas de sabedoria”.
Ele é composto por 7 peças chamadas de “tans”, que podem ser posicionadas de maneira a formar um quadrado, são 5 triângulos de vários tamanhos, 1 quadrado e 1 paralelogramo.
Além da figura do quadrado, diversas outras formas podem ser obtidas, sempre atento a duas regras:
- Todas as peças devem ser usadas;
- Não é permitido sobrepor as peças.


Como surgiu o Tangram?
Diz à lenda que um jovem chinês, ao despedir-se de seu mestre para uma grande viagem pelo mundo, recebeu um espelho de forma quadrada e ouviu:


- Com esse espelho você registrara tudo o que verá durante a viagem para mostrar-me de volta.
O discípulo surpreso indagou:
- Mas mestre, como, com um simples espelho, poderei eu lhe mostrar tudo o que encontrar durante a viagem?
No momento em que dizia esta pergunta, o espelho caiu-lhe das mãos, quebrando-se em sete peças. Então o mestre disse:
- Agora, com estas sete peças, você poderá construir figuras para ilustrar o que verá durante a viagem.
E assim o jovem foi ilustrando as figuras que foi vendo e formou o Tangram. Com essa descoberta os chineses passaram o Tangram para todo o mundo e com isso ficou muito famoso.


Digite seu e-mail abaixo e receba nossas atualizações grátis!!

Digite seu e-mail abaixo:


Delivered by FeedBurner

13 comentários :

  1. gostei muito do tangram porque ele tem uma lenda muito boa

    ResponderExcluir
  2. JOAILSON MIRANDA DA SILVA JUNIOR.9 de maio de 2012 às 14:28

    GOSTEI MUITO DO TANGRAN PR SUA LENDA SE MASSA
    MINHOA PROFESSORA LISANDRA NOS DEU AULA DO TRANGRA

    ResponderExcluir
  3. olha que bom esse tangram gostei em

    ResponderExcluir
  4. legal tive que fazer uma pesquisa disso

    ResponderExcluir
  5. Tiago Barbosa Fontes Corrêa com o tangram a gente aprende a pensar mais rapido e melhor por isso podia dar pelo menos 15 peças para fazer em artes por que e muito bom quem o jovem q foi falado no texto ele e muito criativo e para ajudar o espelho caiu no chão formando 7 peças e ai nasceu essa criatividade parabéns a esse jovem muito inteligente

    ResponderExcluir
  6. eu to estundo isso e muito legual

    ResponderExcluir
  7. to ferrado tenho que fazer o trabalho sobre isso

    ResponderExcluir
  8. eu estou fazendo uma pesquisa disso e o net ta bug a por asso ta assim

    ResponderExcluir
  9. Mto bom!! Tenho q fzr uma pesquisa sobre o tangram i esse texto é prft. #Ameiih

    ResponderExcluir
  10. essa e a resposta sobre o tangram

    ResponderExcluir
  11. sandy santana de souza23 de agosto de 2017 às 08:49

    Gostei muito de poder saber mas o tangram

    ResponderExcluir
  12. eu adorei o tangram, estou estudando sobre isso na escola(tenho 11 anos) na aula de artes e isso me ajudou muito no meu trabalho

    obrigado😊

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário!!! Tenha um bom dia!