Lembrancinhas em geral clique e confira!!!

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Temperatura corporal de alguns mamíferos

Postado Por educaipo Postado As 08:35 Com Sem Comentarios
A maioria dos animais de sangue quente como aves e mamíferos mantém a temperatura corporal entre 35 e 40ºC. É uma vantagem evolutiva: pois manter o corpo nessa temperatura nos da explosão muscular e velocidade de reação em qualquer clima. Se a gente tivesse que esperar se adaptar à temperatura ambiente
para se mexer, nosso organismo seria sempre retardatário.
Quem regula nossa temperatura é uma parte do cérebro chamado hipotálamo – ele é uma espécie de termostato do nosso organismo, sempre ajustando entre 36,6 e 37ºC. S e ele não fizesse esse controle, seriam afetadas a velocidade das reações químicas e a atividade das enzimas envolvidas no metabolismo. Ou seja, nosso organismo poderia entrar em pane.
Uma temperatura acima dos 45ºC faria as proteínas cozinharem, já o frio extremo pode levar a formação de cristais de gelo no corpo, congelando suas extremidades como mãos e pés, em casos extremos ataque cardíaco.
Para manter a temperatura constante o corpo usa alguns truques como a transpiração que libera o calor, refrescando a pele. Já durante o frio o corpo fica arrepiado e treme, tentando manter a temperatura.


Temperatura corporal de alguns animais:



39,4ºC






38,5ºC






36ºC






42ºC






39ºC






38,1ºC




Fonte: revista superinteressante ed. 266



Digite seu e-mail abaixo e receba nossas atualizações grátis!!

Digite seu e-mail abaixo:


Delivered by FeedBurner

0 comentários :

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!!! Tenha um bom dia!