Lembrancinhas em geral clique e confira!!!

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Porque o leite sobe quando é fervido?

Postado Por educaipo Postado As 09:01 Com 2 Comentarios

Saiba o motivo que faz com que quando deixamos o leite ferver por muito tempo, ele sobe e causa todo aquele estrago no fogão, já aconteceu comigo e acredito que você também já tenha passado por isso, e para limpar então nem se fala da um trabalhão danado.
Quando um liquido ferve, as bolhas de vapor que se formam dentro dele, dirigem-se para a superfície e ali rompe-se a película fina que reveste estas bolhas, conhecidas como “filme”.
O que ocorre é que quando o leite é fervido em excesso e como ele é formado por gotas de gordura em suspensão em uma solução de água e sais, essa gordura confere maior resistência ao “filme”, fazendo com que as bolhas se toquem e se unam, inchando com o vapor formado pela fervura, indo até a borda e possivelmente derramando se não olharmos atentamente.
O que não ocorre por exemplo, com a água, pois a ausência de gordura não mantém os filmes e a união das bolhas, e o seu possível transbordamento.


Fonte: rev.globo ciência




Digite seu e-mail abaixo e receba nossas atualizações grátis!!

Digite seu e-mail abaixo:


Delivered by FeedBurner

2 comentários :

  1. É Júnior essa de limpar fogão nimguém gosta, não é verdade!

    ResponderExcluir
  2. e digo mais...leite adora enganar qd ta fervendo.quando vc pensar que nao vai derramar, basta vc virar as costas que ele derrama.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário!!! Tenha um bom dia!