Lembrancinhas em geral clique e confira!!!

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Os chás na medicina natural

Postado Por educaipo Postado As 16:11 Com Sem Comentarios

Os chás são muito utilizados por todas as famílias, não só para fins medicinais, como também como bebida, quente ou fria, em substituição ao café, ao chá preto e ao chá-mate, que podem ser prejudiciais ao organismo.
Há várias maneiras de preparar um chá: como tisana, por infusão, por decocção e por maceração.
Para fazer o chá pelo processo de tisana, põe-se água a ferver e, quando estiver fervendo, acrescentam-se as ervas. Tapa-se de novo. Deixa-se ferver mais uns 5 minutos e tira-se do fogo, repousando por mais alguns minutos, bem tampado.
O preparo por infusão consiste em despejar água fervendo sobre as ervas, numa vasilha, colocar uma tampa, e deixá-las repousar durante uns 10 minutos. Para esse tipo de preparo são mais apropriados os chás de folhas e flores.

Para os chás de cascas, raízes e talos, utiliza-se mais o processo de decocção, isto é, deitam-se as ervas numa vasilha e verte-se água fria em cima, levando depois ao fogo. A duração do cozimento pode variar entre 5 a 30 minutos, dependendo da quantidade das ervas empregadas. Tira-se a vasilha do fogo e conserva-se tapada durante alguns minutos mais.
O método de maceração oferece a vantagem de aproveitar mais os sais minerais e as vitaminas das ervas. Põe-se de molho as ervas em água fria, durante 10 a 24 horas, segundo o que se emprega: folhas, flores, sementes e partes tenras ficam
10 a 12 horas; talos, cascas e raízes brandos, picados, 16 a 18 horas; talos, cascas e raízes duros, picados, 22 a 24 horas.
A dose regular diária para os chás é de 20 gramas de ervas para um litro de água, para os adultos — quatro a cinco xícaras por dia. Para o jovem de 10 a 15 anos, três a quatro xícaras; crianças de 5 a 10 anos, duas a três xícaras; crianças de 2 a 5 anos, uma a duas xícaras; crianças de 1 a 2 anos, meia a uma xícara diária; para criancinhas mais novas, diminui-se ainda mais a quantidade.
Boa praxe é começar com uma quantidade menor e aumentá-la, aos poucos, dia a dia.


Alfons Balbach, As plantas curam. São Paulo, Missionária,1992 (adaptado por Elisabete Monteiro). fonte: escola ativa, livro do aluno v3.


Digite seu e-mail abaixo e receba nossas atualizações grátis!!

Digite seu e-mail abaixo:


Delivered by FeedBurner

0 comentários :

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!!! Tenha um bom dia!

Conheça nossa loja Virtual, ARTESANATOBISCUIT Clique e confira!!!

Conheça nossa loja Virtual, ARTESANATOBISCUIT Clique e confira!!!
Artesanato em vidros, lembrancinhas, cha de bebe, aniversarios, e muito mais!!!

O melhor da decoração para festas esta aqui!!!