Lembrancinhas em geral clique e confira!!!

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Por que choramos?

Postado Por educaipo Postado As 08:44 Com Sem Comentarios
Lágrimas escorrendo pelo rosto são, por si só, um inconfundível pedido de ajuda. Não que os outros componentes do choro sejam menos chamativos: soluços e berreiros, assim como queixo tremulo e boca com cantos virados para baixo, também são sinais de que algo não vai bem!
Mas, apesar de reconhecermos cada elemento do choro com facilidade, os mecanismos cerebrais que o controlam não são bem conhecidos.Em parte porque costuma ser difícil – ao menos para adultos – chorar sob encomenda em laboratório.
Claro que sempre é possível usar cebolas para colher lagrimas. Nesses casos, as lagrimas escorrem em resposta a irritação do olho causada por um gás liberado pela cebola cortada. Lágrimas, no entanto são produzidas o tempo todo. Elas têm o papel de manter os olhos limpos, lubrificados e em bom estado. O que sobra é drenado para dentro do nariz pelos canais lacrimais, situados no canto interno das pálpebras.
A questão ainda sem resposta é como certas situações fazem a produção de lagrimas aumentar tanto que os canais não dão conta do recado: o que consegue ser drenado escorre pelas narinas: o restante transborda e rola pelo rosto.
As duvidas não param por ai. Hoje sabemos que, quando choramos, nossa respiração muda, o que nos permite fazer barulhos diferentes dos que normalmente, produzimos. Essa alteração respiratória é tão importante que ocorre também com outros animais. Os sons do choro são um poderoso meio de comunicação, sobretudo na falta de palavras. Filhotes de macacos choram por suas mães; cachorros choramingam por desconforto ou fome. Humanos recém-nascidos, é claro, são craques nesse tipo de comunicação a plenos pulmões. Qualquer mãe de primeira viagem, por exemplo, distingue entre um choro sustentado que indica dor e aquele ritmado do bebê quando quer atenção!
Se apenas os sons do choro já são chamativos, qual é a utilidade de derramar lágrimas? Não se sabe ao certo, mas chorar parece proporcionar alivio imediato. Muita gente diz que se sente melhor após verter lágrimas. Talvez elas ajudem a eliminar substâncias produzidas durante o estresse. Ao menos em outros animais as lágrimas tem essa função de “descontaminação”. As de bichos que vivem em água salgada – como focas, por exemplo, ajudam a eliminar o excesso de sal do corpo, os crocodilos também usam esta tática, daí vem a expressão “chorar lágrimas de crocodilo”, isto é chorar sem um pingo de emoção verdadeira.


Fonte: revista ciência hoje.


Digite seu e-mail abaixo e receba nossas atualizações grátis!!

Digite seu e-mail abaixo:


Delivered by FeedBurner

0 comentários :

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!!! Tenha um bom dia!