Lembrancinhas em geral clique e confira!!!

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Curiosidades sobre a cultura afro

Postado Por educaipo Postado As 16:08 Com Sem Comentarios
A cultura afro é muito rica, e toda esta riqueza foi misturada as tradições e crenças  de outros povos que por aqui passaram, principalmente na triste época da escravidão no Brasil, os escravos trazidos da Africa, trouxeram consigo muitas coisas que passaram a fazer parte de nossas vidas, desde alimentação, vestuários  músicas,danças, etc. Deixando nosso folclore muito rico, veja um pouco desta cultura e suas crenças.

Exu - uma espécie de Hermes da mitologia afro-brasileira, atua como mensageiro entre os homens e os orixás. Na simbologia cristã, está associado ao diabo. Pratos preferidos: farofa de dendê e sarapatel.

Iansã - a Santa Bárbara dos terreiros preside a natureza como deusa dos ventos, raios e tempestades. Pratos preferidos: acarajé, caruru com o quiabo cortado em rodelas, com xinxim de galinha e vatapá, além de farofa de azeite.

Ibejis - identificados como São Cosme e São Damião, são orixás duplos, da infância e da alegria. Pratos preferidos: caruru com quiabo cortado em cruz e miudinho, roletes de cana, cocada e rapadura.

Iemanjá - a bela deusa do mar e da maternidade corresponde a Nossa Senhora das Candeias. Pratos preferidos: ebô-yiá (canjica branca com camarão defumado), manjar-branco, acaça de leite (espécie de pamonha doce de farinha de milho branco cozida em folha de bananeira) e arroz de hauçá (com camarão seco e azeite doce ou de oliva no lugar do de dendê).

Ogum - o Santo Antônio casamenteiro transforma-se, no candomblé, no orixá da guerra. Pratos preferidos: feijoada e inhame.

Omolu - o São Lázaro do candomblé cuida das mazelas físicas  das doenças e é senhor dos cemitérios. Pratos preferidos: doboru ou deburu (pipoca, muitas vezes servida com lascas de coco) e o olubajé (carnes da matança cozidas, servidas com outros alimentos de orixás, como acarajé, feijão-preto e acaça).

Oxalá - o grande senhor é o orixá mais velho e pai de todos os outros. Este deus da paz corresponde ao Senhor do Bonfim. Pratos preferidos: ebô (milho branco cozido, sem sal nem dendê) e acaça (espécie de pamonha de farinha de milho branco sem sal ou açúcar  cozida em folha de bananeira).

Oxóssi - o orixá das matas aparece sincreticamente como São Jorge. Pratos preferidos: axoxô (milho vermelho cozido com coco e mel, frutas tropicais, também servidas com mel), lelê (mingau de milho vermelho, leite de coco, cravo, canela, sal e açúcar) e ewa (feijão-fradinho cozido ou torrado com diferentes complementos).

Oxum - a deusa das aguas doces, da feminilidade, da fertilidade e da sedução é, no sincretismo, a Nossa Senhora da Conceição da Praia. Pratos preferidos: ipeté (inhame cozido com camarão seco, cebola e azeite de dendê), omolocum (feijão-fradinho cozido com camarão e ovos) e xinxim de galinha.

Xangô - deus do trovão e da justiça ou São Jerônimo, do catolicismo. Pratos preferidos: amalá ( espécie simplificada de caruru, feita com quiabo, camarão seco, cebola, dendê, pimenta e, as vezes, carne de boi) e rabada.

fonte: revista gula, editora peixes    


Digite seu e-mail abaixo e receba nossas atualizações grátis!!

Digite seu e-mail abaixo:


Delivered by FeedBurner

0 comentários :

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!!! Tenha um bom dia!

Conheça nossa loja Virtual, ARTESANATOBISCUIT Clique e confira!!!

Conheça nossa loja Virtual, ARTESANATOBISCUIT Clique e confira!!!
Artesanato em vidros, lembrancinhas, cha de bebe, aniversarios, e muito mais!!!

O melhor da decoração para festas esta aqui!!!