Ao invés da clássica pergunta:
Como se deve ensinar alguém a escrever?
Emilia Ferreiro e Ana Teberosky perguntaram:
Como alguém aprende a escrever?
Por acreditarem que a criança busca a aprendizagem na
medida em que constrói o raciocínio lógico e que o processo evolutivo de
aprender a ler e escrever passa por níveis que revelam as hipóteses formadas
pela criança, Emilia Ferreiro e Ana Teberosky definiram, em sua obra
Psicogênese da língua escrita, cinco níveis:
- Hipótese pré – Silábica;
- Hipótese Silábica sem valor sonoro;
- Hipótese Silábica
com valor sonoro;
- Hipótese Silábica
Alfabética;
- Hipótese Alfabética.
Hipótese Pré – Silábica
A criança:
- Não estabelece vinculo entre fala e escrita;
- Demonstra
intenção de escrever através de traçado linear;
- Usa letras do
próprio nome ou letras e números na mesma palavra;
- Tem leitura global, individual e instável do que
escreve.
Observe exemplo de escrita Pré – silábica:
Hipótese silábico sem valor sonoro
A criança:
- Começa a ter
consciência de que existe relação entre pronuncia e a escrita;
- Começa a
desvincular a escrita das imagens e os números das letras;
- Conserva as
hipóteses da quantidade mínima e da variedade de caracteres;
- Relaciona a
escrita e a fala, para cada vez que pronuncia uma sílaba, ela escreve uma
letra, porém essa letra (grafema) não tem relação com o som (fonema). Exemplo :
XLH (cavalo);
Observe exemplo de escrita silábica sem valor sonoro:
Hipótese silábica com valor sonoro
A criança:
- Já supõe que a escrita representa a fala;
- Tenta fonetizar a escrita e dar valor sonoro às letras;
- Já supõe que a menor unidade da língua seja a sílaba;
- A criança usa uam letra para cada vez que pronuncia uma
sílaba, mas desta vez faz relação com o fonema (som). Exemplo :
CVL, CVO, AAO ou AVL (cavalo).
Observe exemplo de escrita silábica com valor sonoro:
Hipótese silábico alfabética
Esta é a hipótese intermediária em que a criança ora
escreve silábicamente, ora alfabéticamente, ou seja, mistura a lógica da fase
anterior com a identificação de algumas sílabas. Exemplo: escreve SAPT –
sapato.
A criança:
- Compreende que a escrita tem função social;
- Compreende o modo de construção do código da escrita;
- Não tem problemas de escrita no que se refere a
conceito;
Segue exemplo de escrita silábica alfabética:
Hipótese alfabética
A criança domina, enfim, o código escrito, distinguindo
letras, sílabas, palavras e frases.
- Compreende que a
escrita tem função social;
- Compreende o modo de construção do código da escrita;
- Omite letras quando mistura as hipóteses alfabética e
silábica;
- Não tem problemas de escrita no que se refere a
conceito;
- Não é ortográfica e nem léxica.
Segue exemplo de escrita alfabética:
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ResponderExcluirAdorei, é exatamente o que eu estava procurando.
gostei
ResponderExcluirMuito bom! Ajudou muito!
ResponderExcluirMelhor explicação que me indicaram ! Excelente
ResponderExcluirÓtimo!👏👏👏👏
ResponderExcluirAdorei!
ResponderExcluirAdorei!
ResponderExcluirÓtima explicação era o que eu procurava
ResponderExcluirMaravilhoso!
ResponderExcluirAjudou muito!!!!
ResponderExcluirNossa amei ! Procurava por essa identificação. ..não esqueçam de me modificarem com novos recursos . VALEU AGUARDO!
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