Lembrancinhas em geral clique e confira!!!

terça-feira, 12 de junho de 2012

Como surgiram os gatos domésticos

Postado Por educaipo Postado As 17:27 Com 2 Comentarios

Os gatos domésticos atuais são uma adaptação evolutiva dos gatos selvagens. Cruzamentos entre diferentes espécimes os tornaram menores e menos agressivos aos humanos. Os gatos foram domesticados primeiramente no Oriente Médio nas primeiras vilas agriculturais do Crescente Fértil. Os sinais mais antigos de associação entre homens e gatos datam de 9500 anos atrás e foram encontrados na ilha de Chipre.
Registros encontrados no Egito, como gravuras pinturas e estátuas de gatos, indicam que a relação desse animal com os egípcios data de pelo menos 5000 anos. Elementos encontradas em escavações indicam que, nessa época, os gatos eram venerados e considerados animais sagrados. Bastet (Bast ou Fastet), a deusa da fertilidade e da felicidade, considerada benfeitora e protetora do homem, era representada na forma de uma mulher com a cabeça de um gato e frequentemente figurava acompanhada de vários outros gatos em seu entorno.
Ao fim da Idade Média, a aceitação dos gatos nas residências teve um novo impulso, fenômeno que também se estendeu às embarcações, onde os navegadores os mantinham como mascotes. Conhecidos como gatos de navios, esses animais assumiam também a função de controlar a população de roedores à bordo da embarcação Com o passar do tempo, muitos gatos passaram a ser considerados animais de luxo, ganhando uma boa posição do ponto de vista social, sendo até utilizados como "acessórios" em eventos sociais, pelas damas. Nessa época, o gato começou a passar por melhoramentos genéticos para exposições, começando assim a criação de raças puras, com pedigree. Uma das primeiras raças criadas para essa finalidade foi a Persa, A primeira grande exposição de gatos aconteceu em 1871, em Londres. A partir desse momento, o interesse em se expor gatos desenvolvidos dentro de certos padrões propagou-se por toda a Europa.
Atualmente, os gatos são animais bastante populares, servindo ao homem como um bom animal de companhia, e ainda continuam sendo utilizados por agricultores e navegadores de diversos países, como um meio barato de se controlar a população de determinados roedores. Devido ao fato de a sua domesticação ser relativamente recente, quando necessário convertem-se facilmente à vida selvagem, passando a viver em ambientes silvestres, onde formam pequenas colônias e caçam em conjunto.

Fonte: wikipédia


Digite seu e-mail abaixo e receba nossas atualizações grátis!!

Digite seu e-mail abaixo:


Delivered by FeedBurner

2 comentários :

  1. Muito legal, bem interessante, sou fã de felinos e caninos, tenho os dois em casa.

    ResponderExcluir
  2. NÃ IDADE MÉDIA FORAM ASSOCIADOS AO MAL E CRUELMENTE CASSADOS E MORTOS PRINCIPALMENTE OS DE PELAGEM NEGRA, HOJE EM DIA NÃO MUITO DISTANTE PESSOAS IGNORANTES OS SACRIFICAM EM NOITES DE SEXTA FEIRA TREZE NUM RITUAL DE MAGIA NEGRA PARA AFASTAR O AZAR, REALMENTE SE ALGUÉM TEM AZAR SÃO OS BICHANOS QUE CRUZAM COM TIPOS DE HUMANOS IGNORANTES E IMBECIS......

    WILLIAM HADDAD...SACERDOTE NA UMBANDA SAGRADA E CONTRA QQ TIPO DE SACRIFÍCIO ANIMAL PARA TAL......

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário!!! Tenha um bom dia!