Lembrancinhas em geral clique e confira!!!

segunda-feira, 18 de junho de 2012

"Cultura": um produto da atividade humana

Postado Por educaipo Postado As 16:55 Com Sem Comentarios
As tartarugas marinhas colocam seus ovos na areia da praia, para que o sol os aqueça. Quando os filhotes nascem, a mãe não esta por perto para protegê-los. Sozinhos, eles partem numa viagem perigosa em direção ao mar: a vida deles depende do sucesso da caminhada. Muitos animais conseguem andar sobre as próprias pernas desde o nascimento, como fazem as tartaruguinhas.
O bebê da espécie humana, não. Seus músculos ainda não se desenvolveram para caminhar. Se for abandonado a própria sorte, dificilmente sobreviverá, porque não poderá buscar alimentos nem se proteger. Ele precisa ser amparado.
Por isso, tornar-se humano é algo que só ocorre no convívio com outras pessoas. São elas que nos transmitem a herança de nossa espécie, com a qual aprendemos a viver, conviver e nos organizar.
Essa herança recebe o nome de cultura. Qualquer produto da ação humana pode ser chamado de cultura. Objetos, idéias, normas, crenças e valores que orientam nosso comportamento, tudo isso é cultura, trata-se de algo criado por todos e que a todos pertence. Por isso dizemos que a cultura é produzida socialmente.
A cultura determina grande parte do que somos. Mas nós também a modificamos constantemente, porque resistimos a ela. Pense em quantas coisas você fez de modo diferente do que seus pais ensinaram! Essa resistência acaba por mudar certos hábitos e, assim, cada um de nós é, ao mesmo tempo, produto e produtor de cultura. Conforme a época, o local e as pessoas que nos cercam, vemos o mundo de um modo e o transformamos em outro. O conceito de infância é um exemplo dessa transformação.

fonte: oficio do professor

Digite seu e-mail abaixo e receba nossas atualizações grátis!!

Digite seu e-mail abaixo:


Delivered by FeedBurner

0 comentários :

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!!! Tenha um bom dia!