Lembrancinhas em geral clique e confira!!!

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Festas juninas

Postado Por educaipo Postado As 17:46 Com Sem Comentarios

Como surgiram as festas juninas

O costume de fazer festas com fogueiras em junho vem dos povos antigos da Europa, que comemoravam a chegada do verão dançando ao redor de uma enorme fogueira e saltando sobre suas brasas.
Para esses povos a chegada do verão era muito importante, pois nessa época se fazia a colheita do que haviam plantado.
A fogueira era elemento importante da festa porque havia a crença de que o fogo representava proteção contra os “demônios” da peste, da falta de chuvas e da aridez da terra. Ao redor da fogueira eram feitos os votos pedindo uma boa colheita para aquele ano.
O catolicismo misturava essas crenças pagãs com as idéias do culto católico. Entre 13 e 29 de junho, o povo passou a comemorar a data de três santos: Santo Antônio, no dia 13; São João, no dia 24, e São Pedro, no dia 29.

 Tradição dos portugueses

Foram os portugueses que trouxeram as festas juninas para o Brasil e essas eram as celebrações que mais agradavam aos índios, que ficavam encantados vendo as aldeias cheias de fogueiras nas noites de festa.
Atualmente as festas juninas são promovidas pelas famílias, casas paroquiais e escolas, soltam-se busca-pés, fogos de artifícios e bombinhas.
As comidas são feitas com milho e a bebida típica da festa é o quentão feito com cachaça, gengibre, cravo e canela. No local onde se realiza a festa, são erguidos mastros com retratos dos santos, é feita uma grande fogueira e os convidados vestem-se com roupas típicas e dançam a quadrilha.
Das três festas, a mais popular é a de são João, que, segundo a crença popular, gostava muito de festas. Por isso sua mãe, santa Isabel, deixou-o dormindo de propósito no dia de seu aniversario, pois ficou com medo de que João acendesse muitas fogueiras e colocasse fogo no mundo. E até hoje, de acordo com a tradição, São João dorme no dia da festa dedicada a ele e, se acordar, o mundo pode acabar em uma imensa bola de fogo!
A explicação popular dos católicos para o uso da fogueira na festa também é ligada a São João. Segundo a Bíblia, sua mãe teria acendido uma fogueira para avisar Maria, mãe de Jesus, de que João Batista tinha nascido.
Vem daí a idéia de acender fogueiras na noite de São João, para lembrar a fogueira que Santa Isabel acendeu.
Na festa de São Pedro, que é a última das festas juninas, é realizada uma procissão marítima ou fluvial com os barcos enfeitados com bandeirinhas e flores em homenagem ao santo,, pois São Pedro exercia a profissão de pescador. 
 
 Fonte: Diário popular


Digite seu e-mail abaixo e receba nossas atualizações grátis!!

Digite seu e-mail abaixo:


Delivered by FeedBurner

0 comentários :

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!!! Tenha um bom dia!

Conheça nossa loja Virtual, ARTESANATOBISCUIT Clique e confira!!!

Conheça nossa loja Virtual, ARTESANATOBISCUIT Clique e confira!!!
Artesanato em vidros, lembrancinhas, cha de bebe, aniversarios, e muito mais!!!

O melhor da decoração para festas esta aqui!!!