Lembrancinhas em geral clique e confira!!!

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Ler textos para entender o mundo

Postado Por educaipo Postado As 18:24 Com Sem Comentarios

Estimule a leitura por parte das crianças


Para aprender a ler, para gostar de ler, para ler bem, é preciso que as crianças sejam expostas a situações de leitura. É preciso que ouçam alguém lendo. E que eles mesmos leiam para que os outros os ouçam, e entendam a leitura que fazem. É preciso que comentem o que ouviram e o que leram: o comentário força a leitura a ter sentido, e a não se mera sucessão de sons provocados pela correta decodificação dos sinais sobre a página.

Professor faça da sua leitura um exemplo para a classe


Para que a leitura seja estimulante, o texto precisa se bem lido. Se achar necessário, ensaie a leitura. Ao ler para a classe, mantenha um ritmo que permita aos alunos acompanharem o sentido do texto que esta sendo lido.
Não corra demais, não engula palavras nem leia mecanicamente. Capriche na entonação: pontos de interrogação, de exclamação e reticências são recursos para cativar leitores e ouvintes.

Garanta a leitura no dia-a-dia escolar


Leia muito e com freqüência para sua classe. Para isso, reserve um horário diário para a prática da leitura e procure diversificar os textos a serem apresentados para a turma. Lembre-se de levar em consideração os temas de maior interesse dos alunos.

Procure ampliar o repertório de leituras de seus alunos


Crie um banco de textos para leitura dos alunos, procure em sua casa e peça que seus alunos também tragam revistas, livros de historias, livros escolares, poemas, receitas, bíblias, recortes de jornal, folhetos de propaganda etc. mantenha essa campanha durante o ano inteiro.
Leia e releia muitas vezes os textos desse arquivo da classe. A familiaridade com eles é fundamental para você ter segurança na proposta e desenvolvimento das atividades que vai organizar para seus alunos.

Organize um “cantinho” para leitura livre


Decore um canto da sala de aula com copias de capas de livros, um pequeno tapete e algumas almofadas. Consiga então um cesto ou uma prateleira baixa e coloque os mais variados materiais para leitura.
Em pequenos grupos, ou conforme vão terminando as tarefas, os alunos podem passar alguns minutos por dia no “canto da leitura”. É importante que eles mesmos escolham o que querem ler e o façam livremente, sem qualquer cobrança por parte do professor, renove o acervo do cantinho quinzenalmente ou mensalmente.

Fonte: oficio do professor.


Digite seu e-mail abaixo e receba nossas atualizações grátis!!

Digite seu e-mail abaixo:


Delivered by FeedBurner

0 comentários :

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!!! Tenha um bom dia!

Conheça nossa loja Virtual, ARTESANATOBISCUIT Clique e confira!!!

Conheça nossa loja Virtual, ARTESANATOBISCUIT Clique e confira!!!
Artesanato em vidros, lembrancinhas, cha de bebe, aniversarios, e muito mais!!!

O melhor da decoração para festas esta aqui!!!