Lembrancinhas em geral clique e confira!!!

terça-feira, 5 de junho de 2012

Gravidade no espaço

Postado Por educaipo Postado As 15:38 Com Sem Comentarios

Saiba que esta força fundamental da natureza esta em todo lugar, até no cantinho mais escondido do universo, portanto esqueça a tal gravidade zero, pois não existe lugar no universo onde você possa se esconder dessa força.
Segundo a teoria da relatividade, de Albert Einstein, a própria estrutura do espaço é determinada pela gravidade que todos os corpos exercem uns sobre os outros.
Se você quer se referir aquela sensação de ausência de peso experimentada pelos astronautas durante uma viagem espacial, o termo correto não é “gravidade zero”, mas microgravidade.
Ausência de peso, na verdade, é sensação de queda livre. Na prática astronautas em missões espaciais estão totalmente a mercê da atração gravitacional exercida pela terra, “caindo” em direção ao nosso planeta. Calcula-se que , na altitude de aproximadamente 400 quilômetros, onde fica a Estação Espacial Internacional, a força da gravidade exercida pela terra ainda corresponda a 90% da que sentimos aqui no chão.
Mas, como essa “queda” é compensada por um movimento “na horizontal”, o resultado de ambas as influencias é que a estação passa a girar em torno da terra, descrevendo uma longa curva.
Ambientes de microgravidade tem se mostrado importantes nas pesquisas que envolvem produção de cristais de alta qualidade -  nesse contexto eles crescem com pouquíssimas imperfeições, já que não estão submetidos aos efeitos gravitacionais sentidos aqui na terra.
Vários campos da ciência como a biologia, a biotecnologia, a farmacologia e a eletrônica avançada, não de cansam de tirar vantagem disso.


Digite seu e-mail abaixo e receba nossas atualizações grátis!!

Digite seu e-mail abaixo:


Delivered by FeedBurner

0 comentários :

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!!! Tenha um bom dia!