Lembrancinhas em geral clique e confira!!!

terça-feira, 5 de junho de 2012

O ensino construtivista

Postado Por educaipo Postado As 17:11 Com Sem Comentarios
Reuniões de planejamento, encontros, htpcs... e o que se discute sempre todos os anos “o ensino construtivista”, se você é um educador sabe do que estou falando se não é, conheça um pouco deste sistema de ensino. 

A esta teoria construtivista implica numa visão de ensino que considere as vivências e interesses dos alunos, valorize a criatividade do aluno e do professor (escola prazerosa), cabendo a este organizar intervenções adequadas para desafiar o aluno na construção do conhecimento.

“Construtivismo significa isto: à idéia de que nada, a rigor, esta pronto, acabado, e de que, especificamente, o conhecimento não é dado, em nenhuma instância, como algo terminado. Ele se constitui pela interação do individuo com o meio físico e social, com o simbolismo humano, com o mundo das relações sócias; e se constitui por força de sua ação e não por qualquer dotação prévia, na bagagem hereditária ou nomeio, de tal modo que podemos afirmar que antes da ação não há psiquismo nem consciência e, muito menos, pensamento.”
Entendemos que construtivismo na educação poderá ser a forma teórica ampla que reúna as várias tendências atuais do pensamento educacional. Tendências que tem em comum a insatisfação com um sistema educacional que teima (ideologia) em continuar essa forma particular de transmissão que é a escola, que consiste em fazer repetir, recitar, aprender, ensinar o que já esta pronto, em vez de fazer agir, operar, criar, construir a partir da realidade vivida por alunos e professores, isto é, pela sociedade – a próxima e, aos poucos as distantes. A educação deve ser um processo de construção de conhecimento ao qual ocorrem, em condição de complementaridade, por um lado, os alunos e professores e, por outro, os problemas sociais atuais e o conhecimento já construído (acervo cultural da humanidade).”

foto: retirada web.


Digite seu e-mail abaixo e receba nossas atualizações grátis!!

Digite seu e-mail abaixo:


Delivered by FeedBurner

0 comentários :

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!!! Tenha um bom dia!