Lembrancinhas em geral clique e confira!!!

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Desmatamento no Brasil

Postado Por educaipo Postado As 09:29 Com Sem Comentarios



É alarmante a situação no Brasil, sobretudo nos estados litorâneos, primitivamente recobertos pela Mata Atlântica, e na região Amazônica. Hoje, praticamente 90% da Mata Atlântica em toda a extensão territorial brasileira está totalmente destruída. Do que restou, acredita-se que 75% está sob risco de extinção total . Atualmente existem menos de 10% da mata nativa.
A existência de matas ainda extensas na região Norte não significa que espécies ameaçadas pela destruição da Mata Atlântica possam se abrigar na Amazônia, pois o clima e o relevo são diferentes, assim como a flora e a fauna.
As florestas tropicais, que só cobrem 7% da superfície terrestre, abrigam mais da metade das espécies vegetais e animais conhecidas. Das 100.000 espécies de plantas da América Latina, cerca de 30.000 se concentram na Amazônia, onde o desmatamento atinge taxas alarmantes. A harmonia, popularmente conhecida como “equilíbrio ecológico”, está sendo perturbada e as conseqüências são desastrosas.
Uma primeira e bem evidente conseqüência é a extinção de espécies animais e vegetais. Só para dar uma idéia da proporção alarmante com que a taxa de extinção vem crescendo, vamos tomar as aves como exemplo. Até o ano de 1700, dez espécies de aves foram consideradas extintas no planeta; de 1700 a 1900, num período de apenas duzentos anos, noventa espécies desapareceram.
A derrubada da mata também provoca enchentes. Como?
A folhagem da Floresta intercepta uma parte das águas da chuva que, por isso, não chega ao solo. Com a remoção da floresta, essa água toda escorrerá para os rios.

Fonte escola ativa v3.


Digite seu e-mail abaixo e receba nossas atualizações grátis!!

Digite seu e-mail abaixo:


Delivered by FeedBurner

0 comentários :

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!!! Tenha um bom dia!