Lembrancinhas em geral clique e confira!!!

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

As castas indianas

Postado Por educaipo Postado As 17:28 Com Sem Comentarios


Um bebe indiano mal sai da barriga da mãe e já ganha um rótulo. Entra em uma das 4 castas de uma hierarquia social ditada pelo hinduísmo, que pela ordem tem os sacerdotes, ou brâmanes, depois reis e guerreiros (xátrias),
mercadores e produtores (vaixás) e servos (sudras). É um esquema que divide o trabalho entre a sociedade e garante que sempre haja um grupo cuidando da religião, da organização política, do comércio e dos serviços. Faz tempo que isso funciona assim – praticamente desde 1500 a.C., quando o princípio dessa classificação apareceu nos Vedas, uma série de livros sagrados para o hinduísmo.

Casta é pra sempre, não dá pra mudar
Como a casta esta ligada ao nascimento, subir ou descer um degrau na hierarquia é impossível.
Na prática, pelo menos, porque a teoria é outra: na década de 1950, a índia declarou todos iguais perante a lei, e proibiu o termo “intocáveis”. Mas lei é igual na índia e no Brasil: tem as que pegam, tem as que não pegam. A das castas não pegou.
Quase 60 anos depois, o sistema esta vivo.
Tanto que muito católico e muçulmano adotou a ciranda das castas.
Governo, indianos e turistas sabem que a discriminação das castas baixas segue firme e forte, principalmente nas 680 mil vilas da Índia. Em algumas delas, dalits não podem coletar água do mesmo poço usado pelas castas altas. Não podem freqüentar a mesma escola. Não podem entrar nos templos. Não podem cozinhar para os outros. Não são atendidos por médicos em hospitais. São rejeitados por barbeiros. São os únicos a ocupar os cargos de faxina, e não conseguem outros empregos além desses. Recebem no chão a comida que compram. É realmente não é fácil ser um dalit por lá.


fonte:revista superinteressante


Digite seu e-mail abaixo e receba nossas atualizações grátis!!

Digite seu e-mail abaixo:


Delivered by FeedBurner

0 comentários :

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!!! Tenha um bom dia!