Os chás são muito utilizados por todas as famílias, não só para fins medicinais, como também como bebida, quente ou fria, em substituição ao café, ao chá preto e ao chá-mate, que podem ser prejudiciais ao organismo.
Há várias maneiras de preparar um chá: como tisana, por infusão, por decocção e por maceração.
Para fazer o chá pelo processo de tisana, põe-se água a ferver e, quando estiver fervendo, acrescentam-se as ervas. Tapa-se de novo. Deixa-se ferver mais uns 5 minutos e tira-se do fogo, repousando por mais alguns minutos, bem tampado.
O preparo por infusão consiste em despejar água fervendo sobre as ervas, numa vasilha, colocar uma tampa, e deixá-las repousar durante uns 10 minutos. Para esse tipo de preparo são mais apropriados os chás de folhas e flores.
Para os chás de cascas, raízes e talos, utiliza-se mais o processo de decocção, isto é, deitam-se as ervas numa vasilha e verte-se água fria em cima, levando depois ao fogo. A duração do cozimento pode variar entre 5 a 30 minutos, dependendo da quantidade das ervas empregadas. Tira-se a vasilha do fogo e conserva-se tapada durante alguns minutos mais.
O método de maceração oferece a vantagem de aproveitar mais os sais minerais e as vitaminas das ervas. Põe-se de molho as ervas em água fria, durante 10 a 24 horas, segundo o que se emprega: folhas, flores, sementes e partes tenras ficam
10 a 12 horas; talos, cascas e raízes brandos, picados, 16 a 18 horas; talos, cascas e raízes duros, picados, 22 a 24 horas.
A dose regular diária para os chás é de 20 gramas de ervas para um litro de água, para os adultos — quatro a cinco xícaras por dia. Para o jovem de 10 a 15 anos, três a quatro xícaras; crianças de 5 a 10 anos, duas a três xícaras; crianças de 2 a 5 anos, uma a duas xícaras; crianças de 1 a 2 anos, meia a uma xícara diária; para criancinhas mais novas, diminui-se ainda mais a quantidade.
Boa praxe é começar com uma quantidade menor e aumentá-la, aos poucos, dia a dia.
Alfons Balbach, As plantas curam. São Paulo, Missionária,1992 (adaptado por Elisabete Monteiro). fonte: escola ativa, livro do aluno v3.
Digite seu e-mail abaixo e receba nossas atualizações grátis!!
0 comentários :
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário!!! Tenha um bom dia!