Lembrancinhas em geral clique e confira!!!

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Curiosidades sobre as sanguessugas

Postado Por educaipo Postado As 16:11 Com Sem Comentarios

Encontradas em todo mundo, as sanguessugas têm algo em comum com as minhocas e hábitos que nos fariam lembrar dos macacos! Como as minhocas, as sanguessugas são animais invertebrados que tem o corpo dividido em anéis. Com relação aos macacos,... Você sabia que há espécies de sanguessugas encontradas nos trópicos que são arborícolas, isto é, que vivem em árvores? Isso ai! Em geral, as sanguessugas vivem na água doce, mas há também espécies marinhas, outras que vivem na argila úmida ou na lama e, até mesmo, as das arvores!
Outra informação curiosa sobre as sanguessugas é a de que elas são hermafroditas. Isto é, apresentam os dois sexos ao mesmo tempo. Além disso, a maioria desses animais tem entre três e cinco centímetros, sendo que algumas espécies podem atingir até 20 centímetros de comprimento, como é o caso da sanguessuga Haementeria ghilliani, que vive na região amazônica.
Apesar do nome nem toda as sanguessugas alimentam-se de sangue. Algumas espécies comem pequenos vermes, moluscos, minhocas e até outras sanguessugas.
As sanguessugas que tem o sangue como alimento, as hematófagas, dividem-se em dois grandes grupos: o das sanguessugas que perfuram a pele do hospedeiro com o auxilio de mandíbulas para obter o sangue e o das sanguessugas que introduzem uma estrutura que poderíamos comparar a de uma tromba ou a um canudo - a probóscide – nos poros as pele, sugando assim, o sangue diretamente do vaso sanguíneo.
As sanguessugas forma utilizadas durante séculos na medicina. Elas eram empregadas para fazer sangrias, isto é, para extrair sangue de uma pessoa doente e seu uso teve inicio na Grécia Antiga.

fontes: texto revista ciência hoje, foto: wikipédia


Digite seu e-mail abaixo e receba nossas atualizações grátis!!

Digite seu e-mail abaixo:


Delivered by FeedBurner

0 comentários :

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!!! Tenha um bom dia!