Mundo aquático
A beleza do mundo aquático esconde uma selva onde a rotina é um eterno sobressalto.
Todo mundo é caçador e caça ao mesmo tempo, e só vale uma lei: matar ou morrer
Hora do almoço
A enorme garoupa é um caçador paciente. Fica parada junto ao leito do oceano, a espera de algum incauto, como este labro-passarinho.
Mede até 4,5 metros e pode pesar 550 quilos.
Mestre do disfarce
O polvo muda de cor e de forma para se proteger dos inimigos e surpreender as presas com os tentáculos. Em momentos de perigo, confunde os perseguidores lançando uma tinta que escurece a água.
Arma branca
Um dos bichos mais velozes do mar, o marlim pode atingir até 80 km por hora. Ao encontrar um cardume, investe ferozmente com o bico. Depois, banqueteia-se com os mortos e os feridos.Mede até 4,5 metros e pode pesar 550 quilos.
Turma da pesada
As vorazes barracudas atacam em bandos. Encurralam os cardumes contra as bordas dos recifes do coral e devoram as vitimas, uma a uma, com seus dentes pontiagudos. Famintas, enfrentam até os tubarões.
Venenos poderosos
A arraia um parente do tubarão que se alimenta de crustáceos e mexilhões, defende-se com um espinho na ponta da cauda, de onde sai um veneno terrível.certas espécies usam também choques elétricos para afastar os inimigos.
Peixe leão
O peixe-leão que mais parece um adereço de escola de samba, possui plumas com pontas cheias de veneno.
É a sua arma de defesa. Os mergulhadores devem tomar cuidado: a sua toxina é , quase sempre, mortal.
Falsa inocência
Ninguém se iluda com a formosura da anêmona, sua aparência de flor esconde tentáculos mortíferos, usados para envenenar e comer qualquer bicho que passe perto, como o belo caranguejo da foto. A exceção é o peixe palhaço cujas escamas são revestidas por uma mucosa que o protege da anêmona.Os dois animais estabelecem assim, uma curiosa parceria. Com suas cores berrantes, o peixe-palhaço atrai predadores que logo cairão nos tentáculos de seu anfitrião.
Em troca, recebe proteção contra seus próprios inimigos.
Cores funcionais
O prateado dificulta a localização dos peixes pelos predadores que os olham de baixo, contra a luz.E o escuro no dorso confunde os pássaros, que os avistam de cima.
Defesa inflável
O baiacu, ao se ver em apuros, engole uma quantidade descomunal de água – e infla como um balão. O predador se assusta ao deparar com um peixe muito maior do que imaginava e cai fora. Existe uma outra espécie de baiacu, com a pele coberta de grandes espinhos, como um ouriço. Inflado, fica tão apetitoso quanto uma alfineteira.
De boa paz
Com até 15 metros o tubarão baleia é o maior de todos os peixes. E é também um dos mais dóceis. Só come peixinhos que engole nadando de boca aberta.
Corpo elegante – mandíbulas poderosíssimas
O formato do corpo, perfeito para longas distâncias debaixo d’água, inspirou os submarinos. A boca é uma máquina impressionante, com três fileiras de maxilares. Quando os dentes da frente caem, os de trás os substituem. O tubarão branco, de 10 metros, morde com força de 3 toneladas.
Eles adoram brincar
O gosto dos golfinhos pelas brincadeiras é interpretado pelos cientistas como um sinal de inteligência.Os filhotes costumam levantar a ancora dos barcos, tirando-os do lugar. O objetivo: pura diversão.
fonte e fotos: rev.superinteressante
Digite seu e-mail abaixo e receba nossas atualizações grátis!!
0 comentários :
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário!!! Tenha um bom dia!